terça-feira, 7 de outubro de 2014

5 Dicas De Uma Empresária Para Ter O Seu Próprio Negócio

Ter O Seu Próprio Negócio...



“As pessoas com sucesso persistem enquanto todos os outros teriam desistido”


Tenho lido vários conselhos de como se tornar empresária(o) ou empreendedora (que tanto está na moda nos dias de hoje),mas a verdade é que poucas(os) empresárias(os) confessam que uma das maiores dificuldades é exactamente a de ser a sua própria patroa,de trabalhar sozinha, sem que ninguém nos peça contas do que fizemos durante o dia, sem que ninguém nos atribua tarefas diárias, semanais ou mensais. 

Esta é a a dura realidade da “solidão empresarial”.

Depois de ler um bocadinho sobre o assunto e de ter experimentado algumas técnicas aqui ficam, as que na minha opinião vos podem ajudar a ir para a frente com o vosso negócio e a motivarem-se todos os dias.




  1 - Disciplina: 

      Este é para mim o ponto mais importante e um dos mais difíceis. Temos de ter rotinas, acordar cedo ou às horas a que costumávamos acordar quando tínhamos um emprego das 9h às 18h. Fazer a nossa rotina como se fossemos para o nosso escritório, tomar banho, o pequeno-almoço e se possível ir para um local, que não seja a nossa casa, para trabalharmos. Ter uma hora de entrada e respeitá-la!

Não ceder a tentações... haverá sempre amigos, primos, tios e afins, que estão desempregados, que têm todo o tempo do mundo e que estão mortinhos por companhia! Sim, vai ser super difícil dizer que não a um cafézinho na esplanada com aquela amiga, ou dar um saltinho até à praia a meio da semana, mas disciplina é escolher entre o que queremos já e o que queremos para o nosso futuro.



      2Recompensa:

      Quase tão importante como a primeira, pois funciona como reforço positivo da disciplina, recompense-se por pequenas tarefas. Por exemplo, “Se conseguir acabar de enviar todos estes emails, posse ir até ao café e fazer uma pausa” ou “Quando acabar x telefonemas, vou dar um passeio à beira mar ou vou até ao shopping”. 
      É uma excelente maneira de nos motivarmos a nós mesmas!


1      3 Programar a mente:

       Este aspecto é para mim transversal a todos os aspectos da nossa vida, mas é particularmente útil quando trabalhamos sozinhas. Como não temos ninguém para reforçar positivamente o nosso trabalho, é importante reforçarmos positivamente a nossa mente. Eu vejo frequentemente vídeos de casos de sucesso, leio livros inspiradores de pessoas com histórias semelhantes à minha. A programação neuro linguística (PNL) funciona bem para neste caso. Crie a realidade que quer, mude o seu discurso, em vez de dizer “Estou desempregada”, diga “Sou empresária”. 




1      4 - Faça um plano: 

      Além de uma lista de coisas a fazer semanal, faça um plano diário, com horário. Isso vai ajuda-la a criar alguma “urgência” nas tarefas diárias, já que não vai ter ninguém a pressioná-la com timmings, vai ver que, se se perder com outras tarefas, vai ficar atrasada nas outras. Não só vai ter a sensação de ter muitas coisas para fazer, como no final das tarefas feitas vai ter uma sensação de “missão cumprida”, o que a vai motivar!



      5 - Goze a sua liberdade:  

      Uma das coisa boas de ser empresária é ser dona do seu próprio tempo, por isso aproveite! Tendo em conta todos os pontos anteriores aproveite para desfrutar também da sua liberdade. Se precisa de ir pôr o carro na revisão, não precisa de sacrificar o fim-de-semana ou o seu tempo em família para o fazer. Faça-o durante a semana logo de manhã ou por exemplo à hora de almoço e inclua essa tarefa nas sua lista de “To do”. Se quer ir de fim-de-semana mais cedo para evitar as filas de trânsito, conceda-se esse privilégio. Tente sempre não cortar o dia a meio, para ser mais produtiva.


“O teu destino é determinado pelas tuas escolhas, por isso escolha já e escolhe bem.” Anthony Robbins

Texto da Autoria de Filipa Mira Guimarães
Colaboradora e Parceira de *Mulheres De Corpo E Alma*






Sem comentários:

Enviar um comentário